terça-feira, 23 de junho de 2009

A influencia da vitrine nas vendas


A INFLUENCIA DA VITRINE NAS VENDAS


A comunicação é indispensável para se vender.

As lojas têm uma grande gama de ações a serem tomadas para a comunicação. Exemplo: cartazes, site, mala direta, anúncios, vitrina, etc.

No caso da vitrina é considerada a mais poderosa ferramenta de comunicação que uma loja pode adotar. Ela corresponde ao marketing mais imediato e de menor custo.

Imediato, pois, o cliente está frente a frente com o produto (merchandising) com todas as informações necessárias para a compra, numa ambientação adequada, e o resto é só entrar na loja e a vitrina cumpre o seu papel.

Menor custo, pois a relação de gastos com montagem e criação é relativamente pequena perto das vendas geradas por montagem, sem contar com o lucro indireto na manutenção da imagem da empresa.

A vitrina é responsável diretamente por 60 % das vendas. Esta escala aumenta ou diminui de acordo com o segmento, mas de maneira geral ela totaliza acima de 50% das vendas.

Estes são números muito expressivos para serem ignorados. Mas o oposto também pode acontecer quando se monta uma vitrina sem uma adequada programação visual.

Mas o que fazer para montar corretamente uma vitrina?

O ideal é que se contrate um designer de vitrina mas nem sempre é possível por vários motivos como falta de verba, falta de profissionais na região. Nestes casos deve-se observar os seguintes ítens:

  1. Localização geográfica (cidade, bairro, loja de rua ou shopping, etc)

  2. Público alvo (nível sócio-econômico-cultural)

  3. Tipos de Segmento (Exemplo: se é confecção, loja multimarca, decoração, alimentação, etc.)

  4. Produto (cada produto tem seu estilo de vitrina e tipos de materiais a serem utilizados na mesma)


Analisando estes dados podemos criar um estilo ou padrão visual da loja coerente com o público alvo.


Esta coerência influencia diretamente no bom resultado da montagem. Mas não para por aí.

A criação e informações são outras determinantes no sucesso da vitrina. Nada adianta estar de posse de informações sem aplicá-las, a vitrina tem todo um dinamismo no aspecto criação e informação.

Cabe a quem cria determinar a estratégia de sedução para o cliente. Em alguns casos pode-se trabalhar com vitrina cotidiana (sem decoração), mas vitrinas estéticas (feitas com projeto de vitrinista, ou decorada) atraem muito mais o cliente. Por vários motivos: psicológicos, estéticos ou pelo simples prazer de observar. Em todos estes aspectos existem estudos comportamentais que atestam o quanto as pessoas são influenciadas a comprarem pelo visual.

A informação está intrinsecamente ligada a todas as vitrinas, e elas variam desde informar a tendência da moda, se a loja recebeu coleção nova, os preços dos produtos, até informações de acontecimentos em âmbito regional, nacional ou internacional. E estas informações refletem diretamente todo um comportamento social de uma determinada época.


Mas existe uma outra função de uma vitrina, e esta cabe somente ao lojista: Agradecer ao seu cliente pela preferência. Sabe-se que 91% das pessoas saem de casa para ver vitrina como um passeio. Isto significa que elas realmente sentem prazer nisto. Mas muitos lojistas não dão aos clientes um bom motivo para tanto. Quando o lojista agradece, eles se sentem mais importantes e retribuídos por serem seu cliente, afinal a loja não está simplesmente gritando “Olhem o que tenho e comprem”.


Pesquisas mostram que 68% dos lojistas não tem acesso a informações como estas apresentadas, mas destes, 54% afirmam terem pesquisado alguma forma de se interarem do assunto sem sucesso. Isto vem de encontro com outros resultados, onde pesquisas apontam para números no mínimo alarmante: 75% dos pesquisados atestam que não sabem exatamente o que as vitrinas podem fazer na imagem da empresa, e destes, 76% não sabem onde encontrar profissionais adequados, e ainda 39% afirmam que procuraram por publicações ou informações e não encontraram.

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